domingo, 14 de setembro de 2008

Manifesto contra a Mudança

Este vai ser um post citado da revista Única de 13 de Setembro. Depois de ler um artigo, também desta revista, acerca de mudança e adaptação das pessoas à inevitável mudança que nos ocorre a todos os minutos, horas, dias... folheei mais umas folhas e surgiu-me um texto chamado "Manifesto contra a mudança" em que o Expresso redigiu 20 coisas que 'não queremos nunca que mudem'. Ao ler isto, identifiquei-me tanto com tal atitude contra certas mudanças que decidi aqui escrever para todos os que não lêem o Expresso possam também identificar-se (ou não).

Antes ainda de começar a enumerar as 20 coisas que nunca deverão mudar escrevo já o aviso adjacente a este texto:

"AVISO: Este texto pode ferir consciências política e ecologicamente correctas e fazer referências a produtos e serviços que violam as regras da ASAE"

I.
Os pastéis de Belém. Inauguramos esta lista de coisas que queremos que fiqeum tal e qual como estão há muitos anos movidos pelo pecado da gula (que aliás ocupa grande parte desta lista). Daqueles sempre quentinhos a sair do forno, estaladiços e de preferência a deixar deselegantes marcas pretas nos dentes por causa da nata queimada.

II.
Queremos fruta verdadeira. Pêssegos mal calibrados, pêras bicadas pelos pássaros, maçãs que não estejam envernizadas, laranjas do Algarve não padronizadas, figos apanhados de manhã nas árvores, melões de Almeirim com casca ainda suja de terra.

III.
Não nos tirem, por favor, as castanhas assadas na rua, cheias de fuligem e embrulhadas em papel das páginas amarelas.

IV.
Que continue a haver amarguinha até ao fim dos séculos. E água ardente de medronho. E licor de ginja, bebido na Ginjinha do Rossio ou no Eduardinho, em copos de vidro grosso, lavados na água da torneira e colocados em cima de balcões de madeira já gastos.

V.
E já agora o leite do dia da Vigor, em garrafinhas de vidro grosso, sempre bem geado. E se vier brindado com aquela arreliante nata que em criança detestávamos, melhor!

VI.
Queremos linguadinhos fritos com arroz de tomate. Jaquinzinhos com açorda. Conquilhas pequeninas acabadas de apanhar da praia, sem serem depuradas nem nada. E bacalhau assado com batatas a murro, com pele e tudo. E moamba, com quiabos e gindungo comprados aos montinhos na Praça da Ribeira, acompanhados de um funge feito à mão.

VII.
Que não se acabe com os pires de tremoços grátis, a acompanhar a bela imperial a deitar por fora.

VIII.
Queremos continuar a comer robalos pescados à linha e as douradas do mar.

IX.
E as sardinhas assadas frescas - e não congeladas e sexas! -, servidas em cima de uma fatia de pão.

X.
Longa vida para o vinho verde à pressão, o pão de Mafra, o bolo do caco da Madeira e a tarte de alfarroba do Algarve.

XI.
E para os pipis e moelas em molho de tomate bem picante.

XII.
Não desapareçam os papéis escritos à mão colados nas montras dos cafés a avisar que há caracóis.

XIII.
Que nunca mude esta luz de Lisboa. Esta luz que consegue iluminar o mais mal disposto dos espíritos num fim de tarde solarengo de Verão...

XIV.
Que os livros sejam sempre livros, cheirem a livros e se possam folhear como livros. E gostamos que fiquem as páginas amarelas com o passar dos anos, a cheirar a pó.

XV.
Manifestamo-nos contra o fim da costa alentejana e da serra algarvia semidesertas. Das dunas e dos pinhais, dos olivais e das searas.

XVI.
E contra o fim das paredes caiadas. Não queremos as aldeias do Sul pintadas com as tintas modernas com 5o tons de branco à escolha, mas sem história nem carácter.

XVII.
Que nunca acabe a instituição do cravanço de cigarros, mesmo a um qualquer perfeito desconhecido ao qual apenas nos une a cumplicidade de entender o que é estas loucamente dependente da nicotina.

XVIII.
Por favor não acabem também com a temporada de música da Gulbenkian. Sobrevivemos a custo ao fim do Ballet Gulbenkien, deixem-nos com o pouco que nos resta de património cultural que nos enche de orgulho e lava a alma.

XIX.
E adoramos a Internet, mas preferimos os amigos de carne e osso aos amigos virtuais. Aqueles que podemos ficar meses sem nos falar, mas quando nos juntamos parece que o tempo não passou e a conversa retoma exactamente no mesmo ponto em que ficou.

XX.
Somos pela igualdade dos sexos, mas queremos que os homens continuem cavalheiros. Que deixem passar as senhoras, lhes abram as portas e cedam lugar quando há apenas uma cadeira vaga numa sala de reuniões lotada.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O querido mês de Agosto deles



Bem, não sei que diga, nem sei que pense... Antes de o ver estava expectante a pensar, "vamos la ver mais um bom filme portugês!" Quando comecei a ver, continuava expectante e estava contente de ser um filme que se passou num sitio de Portugal que gostei muito de visitar. Depois comecei a ficar algo confusa, não percebia o que era filme e o que era realidade, documentário ou filme? Pessoas ou actores? Passado mais algum tempo, comecei a pensar "porque raio ninguém me disse que isto era um musical" porque era o que mais parecia... O filme continuava (pelo menos a exposição na tela) e eu já começava a duvidar que os produtores tivessem conseguido arranjar actores e verbas para de facto o fazer... Pouco depois o filme começou a dar-se, já haviam pessoas a contracenar e uma história começava a emergir, embora algo estranha, pouco estruturada e mediocre... No fim já estava a perceber a ideia desta gente, até teve a sua piada mas nesta altura já estava mais que desejosa que aquilo acabasse, não estava preparada para um filme destes... Como vos digo, ainda agora nem sei que diga nem que pense, se foi bom ou mau, sei lá, foi estranho, disso estou certa!

Só vendo, contado ninguém percebe, :)

terça-feira, 15 de julho de 2008

Café

Bem, entre pedaços de férias cá venho pôr um texto que me enviaram do qual gostei muito, espero que também gostem.


Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'Sim'.

O professor pegou então numa caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'.

Logo, o professor pegou numa caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante.

O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião.

Quando os risos terminaram, o professor comentou:

«Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, e o resto é só areia

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- Então e o que representa o café?

O professor sorriu e disse:
- Ainda bem que perguntas! Isso é só para lhes mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, sempre há lugar para tomar um café com um amigo.


Boas Férias se for esse o caso!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Hedonismo







What philosophy do you follow? (v1.03)
created with QuizFarm.com
You scored as Hedonism

Your life is guided by the principles of Hedonism: You believe that pleasure is a great, or the greatest, good; and you try to enjoy life’s pleasures as much as you can.



“Eat, drink, and be merry, for tomorrow we die!”



More info at Arocoun's Wikipedia User Page...


Hedonism



75%

Justice (Fairness)



70%

Existentialism



70%

Utilitarianism



55%

Strong Egoism



50%

Apathy



35%

Kantianism



25%

Nihilism



5%

Divine Command



0%




Bem, foi o resultado que surgiu embora não concorde totalmente com aqueles 75%, ou talvez sim... Quiçá! ;) (se querem que vos diga, até desconhecia tal conceito de hedonismo...Já aprendi qualquer coisa :) )

quinta-feira, 5 de junho de 2008

"...chegou a Portugal à dois anos..."

«O Bullying chegou a portugal à dois anos», foi isto que ouvi na RTP1 à hora de almoço enquanto se anunciava um reportagem acerca do assunto. Agora, o que está mal nesta frase?

Confesso que fiquei estupfacta, se fosse vindo da TVI, ainda tolerava, já que é um canal que adora sensacionalismos, agora a RTP1?! Tenham paciência...

Chegou a portugal a dois anos? Assim de avião, não? Ou foi de comboio? E veio daonde?

Bem, para quem não sabe, o bullying é uma forma de violência que pode tanto ser física como psicológica. Geralmente a fisica é mais praticada por rapazes/homens e a psicológica mais praticada por raparigas/mulheres (embora não seja uma regra). Escolhe-se um alvo que geralmente tem que ter algum ponto fraco para justificar a acção. Até as praxes se podem comprara a isto um pouco só que o ponto fraco é sempre o mesmo, o ser novato, e têm um tempo de duração limitado. No bullying não tempo de duração e os motivos podem ir do usar óculos ou aparelho nos dentes até ter um sutaque diferente... Acontece mais frequentemente em meio escolar mas alarga-se a todos os meios. E adquire o seu nome "estrangeirado" que vem do "bully", nome chamado aqueles que usualmente intimidam os outros intensionalmente.

Heis o que está errado naquela frase... O RTP1, espero que tenham dado pelo erro e nunca mais digam uma coisa dessas :)

cletoana [arroba] netvisao.pt

Forma estranha de escrever endereços de e-mail, porquê?

«Devido ao envio abusivo de mensagens de correio electrónico não solicitadas (designadas vulgarmente por SPAM), torna-se necessário proteger os endereços de e-mail divulgados na Internet. Para este efeito, podem adoptar-se estratégias que “mascarem” os endereços, impedindo que sejam reconhecidos e lidos por “robôs” que navegam pela Internet e que são os responsáveis pelo SPAM.

Esses robôs reconhecem todos os endereços de e-mail com a formatação normal: nome@domínio.com. Durante as suas buscas pela Internet, recolhem milhares de endereços, que são guardados numa base de dados utilizada para enviar mensagens não solicitadas.

Para evitar estas situações, pode escrever-se os endereços de forma diferente, para que os robôs não os consigam ler, mas que seja perceptível aos humanos. Substituir o símbolo “@” por “[arroba]” e o “.” por “[ponto]” é uma estratégia simples e eficiente para enganar os robôs que procuram endereços de e-mail normais.»

(in, http://www.acs.min-saude.pt)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Patinagem artistica

E não subtimem o nome "artistica", bela performance russa com muito por onde rir :)

domingo, 25 de maio de 2008

Fica para o próximo ano!

Bem, não ganhamos mas tivemos uma bela participação e de entre 25 ficamos em 13º! Venceu a Rússia, com uma bela música também apesar do inglês com um sotaque manhoso! :)

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Eurovisão



O Eurovisão da canção tem estado a cair em "desuso", já não é visto por todos quase como tradição como era dantes.

Empolgadissima para ver se eramos escolhidos para a final, já só faltava um país para estarem todos escolhido e, enquanto os nossos queridos portugueses na Sérvia gritavam portugal para a apresentadora, ela disse mesmo Portugal!

Durante dois anos seguidos que tenho votado sempre na música que acaba por ganhar, espero que este ano isso não aconteça (porque não posso votar em portugal) e que ganhe a nossa grande Vânia Fernandes. Uma música muito bem escolhida, uma vóz fantástica e uma expressividade brutal! É desta, já estamos na final só falta mesmo ganhar!

Neste clip estava óptima mas hoje cantou ainda melhor!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A todos os animais de estimação que nos deixam


Meia duzia de espasmos depois dum guinxo, e lá se foi. Á quatro anos que me fazia companhia, aprendeu tudo o que lhe ensinei, obediente, quase sempre, alegre, elétrico e ao longo do tempo cada vez mais simpático. Enfim, hoje morreu o Bigodes, a minha chinchila precisamente as 11:30m quando a preparava para levar ao veterinário.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Gravidez

Uma frase perfeitamente romântica e elogiadora acerca da gravidez:

«Os seus seios estão maiores, a barriga dela está cheia, ela é realmente uma mulher. Passou de um violino a um violoncelo, em sentido positivo, mesmo cheia, a mulher arquetípica»


quinta-feira, 24 de abril de 2008

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ponto G

Bem, tentei pôr aqui logo a página inteira da revista mas não se ia conseguir ler nada, portanto, passo a citar.

«A investigação foi conduzida por uma equipa de médicos ginecologistas da Universidade de L'Aquila, Itália, e contou com a participação de 20 mulheres. Nove mulheres experimentaram um orgasmo vaginal; as outras não.

Ao examinarem através de uma ecografia a zona onde, supostamente, se localiza o ponto G, os especialistas italianos descobriram que o tecido era mais grosso nas nove mulheres que conseguiram atingir o clímax mediante penetração.

Os investigadores acreditam ter assim visualizado o ponto que o Alemão Ernst Grafenberg localizou pela primeira vez em 1944, entre a vagina e a uretra. Mas não em todas as mulheres. Nem todas estão equipadas com este gatilho de prazer feminino, defendem os italianos.

Para os especialistas, este ponto explica porque razão algumas mulheres têm orgasmos provocados pela estimulação da parede interna da vagina.

O estudo publicado em Fevereiro, no Jornal of Sexual Medicine, sugere que, sem esta zone erógena, as mulheres não são capazes de ter um orgasmo que não seja à base de estimulação clitoriana.

"Pela primeira vez", referiu o líder da investigação Emmanuele Jannini à revista New Scientist, "é possível determinar de um modo simples, rápido e barato se a mulher tem ou não um ponto G"

Mas os opositores dizem que não é bem assim. Tim Spector, do St Thomas Hospital, em Londres, disse ao jornal Independent que esta área nervosa pode simplesmente ser parte interna do clítoris, e não um tecido à parte.

Outros especialistas defendem que o ponto está presente em todas as mulheres e que estas precisam de treiná-lo para fazer aumentar a espessura do tecido.»

Revista "100% Natural", nº80, página 20.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tabus, Mitos e Ideias Feitas

Tabus, mitos e ideias feitas sobre sexo, achei interessante este artigo de uma revista, essencialmente porque já me ensinou alguma coisa que também não sabia. Alguns são óbvios (pelo menos para a maioria suponho) mas outras nem tanto. Ora vejam:


1- Os jovens têm melhor sexo.

FALSO: A resposta sexual altera-se progressivamente com a idade, mas isso não significa necessariamente pior sexo. Em qualquer idade se pode desfrutar de uma vida sexualmente activa (e satisfatória, digo eu)

2- Os produtos para aumentar o tamanho do pénis funcionam

FALSO: Não existem provas científicas de que esses produtos resultem, bem pelo contrário. Já existem cirurgias para aumentar o tamanho do pénis mas não se destinam apenas a esse efeito ou efeitos estéticos.

3- Sexo pode causar dores de cabeça e enxaquecas

VERDADEIRO: A actividade sexual - em especial o orgasmo - pode efectivamente originar dores de cabeça decorrentes da contracção dos músculos e do aumento da pressão sanguínea. Se forem recorrentes e agúdas durante a relação sexual, recomenda-se que consulte o seu médico, pois podem ser o início de hemorragias.

4- Alimentos fritos diminuem a performance sexual

VERDADEIRO: A qualidade da sua dieta reflete-se na sua saúde sexual. Vários estudos comprovam que o consumo de gorduras saturadas e o colestrol elevado aumentam o risco de disfunção eréctil. Tal como o álcool e o tabaco.

5- Ver muita televisão pode aumentar o risco de disfunção eréctil

VERDADEIRO: Passar horas e horas em frente à televisão é sinal de sedentarismo, que associado à obesidade, significa maior risco de disfunção eréctil. Controlar o peso e fazer exercício regularmente são o primeiro passo para uma vida sexualmente activa e satisfatória.

6- Qual deste aromas é afrodisíaco para o homem?

Lavanda?,
Tarte de abóbora?,
Alcaçus?
ou
Todos os acima indicados

TODOS: Qualquer uma destas substâncias é estremamente afrodisíaca para o olfacto masculino. Através dos nervos olfativos, estes estímulos são enviados para o cérebro e potenciam o desejo sexual. Está comprovado que cerca de 20% das pessoas com falta de olfacto sofrem de algum tipo de disfunção sexual. (agora vejam lá não se empanturrem em tarte de abóbora :))

7- Sexo na gravidez não é seguro

FALSO: É um mito. Desde que a gravidez decorra normalmente é possível ter relações sexuais até ao 3º trimestre. O feto está protegido pelo abdómen e pelo líquido amniótico do útero.

8- Baixos níveis de testosterona podem:

diminuir a energia?,
diminuir a líbido?,
causar disfunção eréctil?,
depressão? (digo eu, por favor não confundir depressão com tristeza)
ou
todas as hipóteses acima indicadas?

TODAS: A partir dos 40 anos o homem produz menos testosterona, mas nem todos são afectados na mesma forma. No entanto, níveis demasiado baixos de testosterona podem traduzir-se em falta de força, diminuição da massa muscular e óssea, diminuição da produção de esperma e desejo sexual.

9- O sexo oral pode causar doenças sexualmente transmissíveis

VERDADEIRO: O contacto da pele e a troca de fluidos decorrentes do sexo oral podem ser suficientes para contrair uma DST. Evitar comportamentos de risco continua a ser a melhor prevenção.

10- Qual o preservativo mais eficaz para evitar uma DST

preservativos de poliuretano?
preservativos de látex?
preservativos com espermicida?
ou
todos? (eu nem sabia que havia tantos tipos diferentes de preservativos...)

LATÉX: Com ou sem espermicida, os preservativos de latex são a melhor escolha para prevenir DST como clamídia, gonorreia ou mesmo HIV. O latéx bloqueia melhor a troca de fluidos corporais que possam estar infectados.

fonte: Clínica Mayo
Revista "100% Natural" nº8 Mar/Abr 2008 pág. 66


Próximos episódios: em breve, e retirado desta mesma revista, vou falar aqui de novo acerca do ponto G, alguns estudos recentes acham que já encontraram o sítio e mostram-no anatomicamente mas as oposições continuam. Estou só a espera de conseguir scanar a imagem da "localização" :)

terça-feira, 8 de abril de 2008

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Talentos



Bem...


não sei que diga,


hm...


pois é...


Será mesmo? :)

terça-feira, 1 de abril de 2008

Engenhocas

Bem, recebi recentemente um e-mail bastante engenhoso, digamos. Vou partilhar aqui algumas das "engenhocas" que mais gostei.


Preparaste um jantar romântico e não te lembraste da iluminação aconchegante? Não desesperes!





Convidaram-te para comer sushi e não sabes manobrar os pauzinhos? Agora, já não tens desculpa!



Queres plantar algum tipo de flor exótica mas o tempo não ajuda? Não gaste mais dinheiro...




A tua esposa, namorada ou simplesmente alguém que o mereça, foi visitar-te e não tens nehuma foto dela na tua secretária? Num piscar de olhos, resolves a situação!

sexta-feira, 28 de março de 2008

"A doença do século"

É só a depressão? De certo que tem a sua cota parte bem significativa, mas a sociedade faz de nós o que bem entende, a seu belo prazer e negócio. A pressão da beleza, do corpo perfeito, da discriminação com base em aparência, peso e medida (literalmente) força-nos a querer ser diferentes, encaixar-mos no que a sociedade quer para ter-mos sucesso. A procura de um parceiro ou parceira. A ideia que os homens só querem mulheres esbeltas e esculturalmente perfeitas, é o que os atrai. E mulheres igualmente, embora não tanto. A busca desse poder de atractabilidade.

E agora, as pessoas com perturbações alimentares são mais "fracas" pelo sua vulnerabilidade à pressão social ou são mais "fortes" por realmente conseguirem não comer, conseguirem fazer exercicio compulsivamente, purgarem a cada refeição, passarem um dia inteiro com meia maçã e litros de água... Esta "força" pode claro, como tudo, ser canalizada negativamente, e nestes casos é. Alguma vez eu dispensava as minhas refeições? Pessoalmente, por mais que tente algum tipo de privação alimentícia como chocolates, sobremesas, bolos, molhos, massas... Não consigo, lol, são demasiado deliciosos, comer é e sempre foi um prazer, experimentar novos sabores, novas teixturas, novas combinações, novas receitas...

As perturbações mentais não devem ser olhadas com estigma, não são produto da nossa imaginação e serem ignoradas não faz com que desapareçam ou que não provoquem estragos ao próprio e todos em seu redor.

A escolha do primeiro video foi pela simplicidade e no fundo pela realidade que é, que quase parece um problema de percepção visual mas isso é apenas uma das consequencias e/ou sintomas. O segundo, não querendo parecer sádica, foi pela crueza e choque que proporciona de uma realidade escondida que só quem lida directamente com ela a conhece.





Este post foi a propósito das medidas contra as perturbações alimentares crescentes, nomeadamente bulimia e anorexia, que se têm passado em Itália e que espero que sejam implantadas com sucesso. Tendo em conta todos os modelos de imagem que desfilam pelas passerelles que a unica mensagem que passam é: "Magreza é Beleza", "Eu fui escolhida para aqui estar em vez de ti porque tenho 38 kilos" e por ai adiante...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Apesar de todas as dúvidas em relação a este Ponto, este video está engraçado e bem explicito da "sabedoria" em relação a este assunto, pelo menos quando se tem apenas estas hipóteses de resposta! :)


quarta-feira, 26 de março de 2008

Páscoa

Está bem, pronto, a Páscoa já passou mas apeteceu-me agora falar dela! Continuando...

Segundo o dicionário pode ser a festa anual que os Judeus celebravam em memória da sua saída do Egipto, festa anual que os Cristãos celebram em memória da ressurreição de Cristo. Ou ainda uma pessoa garrida e alegre ou um rosto que reevela simplicidade e boa disposição (cara de páscoa).

Seja o que for para quem for, á algo alegre.

E os Ovos da Páscoa? As origens do Ovo da Páscoa já vêm de à muito e na maioria das civilizações mais antigas o ovo era considerado como origem de vida e fertilidade ou como um simbolo da reencarnação. Daí ter sido adoptado juntamente com o festival da Primavera, como simbolo de uma ressurreição.

Em alguns paises existe o costume de fazer rolar os ovos pelos campos que vem de um hábito dos agricultores com a intenção de garantir colheitas mais abundantes.
Em Washington, por volta de 1870, as crianças usavam os terrenos em redor do Capitólio para fazer rolar os ovos, o que acabava por danificar a relva e acabou por ser proibido. A tristeza das crianças por não poder continuar a fazer isto comoveu a Sra. Ruthford Hayes, mulher do presidente, que pôs o relvado da Casa Branca a sua disposição.

E o que têm os coelhos a ver com isto?
No Antigo Egipto o coelho simbolizava o nascimento e uma nova vida dada a rapidez e quantidade com que se reproduzem. Alguns povos da antiguidade ligavam a simbologia do coelho à da Lua, que por sua vez determina todos os anos a data da Páscoa.

Existe ainda outra lenda que reza que havia uma mulher que coloriu ovos de galinha e os escondeu como presente de divertimento para os seus filhos, na páscoa. Quando as crianças os encontraram calhou por lá passar um coelho a correr. Não foi preciso muito para se dizer que eram afinal os coelhos que traziam os ovos da páscoa.

Mais uma Curiosidade! Na Hungria, na altura da Páscoa, os rapazes da aldeia tinham a tradição, não sei se ainda se faz ou não, de presseguir as jovens solteiras que salpicavam com água para «fazerem delas boas esposas»

Fontes: Wikipedia, Dicionário e "O Grande Livro da Maravilho e do Fantástico"

terça-feira, 25 de março de 2008

Red Dwarf

Red Dwarf era uma série de comédia britânica que dava na rtp2 a muitos muitos anos atrás. Não sei bem porquê mas sempre a adorei, talvez devido à tenra idade e por a costumar ver com o meu irmão (era obrigada a ver o que ele via já que ele era maior e mais forte para ser dono do telecomando e como irmã mais nova tinha de me render). Seja como for, gostava muito e ainda hoje a recordo com saudade.

Basicamente era a história do último ser humano vivo (Dave Lister) que sobrevivia numa nave espacial perdida a 3 milhões de anos no espaço e acompanhado de um Holograma (Arnold Rimmer), um Gato (The Cat) e um servente robot (Kryten). Havia ainda uma personagem feminina que participou nas ultimas "temporadas" e que personalizava Holly. A nave chama-se Red Dwarf, claro.

Deixo-vos então dois videos, o primeiro é uma pequena presentação da série e o outro é a "Rimmer Song", logo verão! :P Espero que gostem.





Para quem gostar de conhecer a série há muitos episódeos no YouTube, é só procurar!

sábado, 22 de março de 2008

Velharias

Aquele café,
Aquela mesa para quatro,
Sentados lado a lado
Mas quase frente a frente.


Duas chávenas na mesa,
Dois pacotes de açúcar meio cheios,
Dois copos de água já bebida,
Um cinzeiro cheio de nervosismos.


O ar pesado de tensão,
Remoinhos no estomago,
Meias conversas,
Jogos de palavras...


Toques quase por tocar,
Carinhos,
Medos,
Olhares discretos e indiscretos.


E o beijo no final,
Interminável,
Insaciável,
Livre de tudo a que pudesse estar condicionado,
Único
E jamais de novo alcançável.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Dia Mundial da Poesia

Bocage

Entre as tartáreas forjas, sempre acesas,
Jaz aos pés do tremendo, estígio nume,
O carrancudo, o rábido Ciúme,
Ensanguentadas as corruptas presas.

Traçando o plano de cruéis empresas,
Fervendo em ondas de sulfúreo lume,
Vibra das fauces o letal cardume
De hórridos males, de hórridas tristezas.

Pelas terríveis Fúrias instigado,
Lá sai do Inferno, e para mim se avança
O negro monstro, de áspides toucado.

Olhos em brasa de revés me lança;
Oh dor! Oh raiva! Oh morte!... Ei-lo a meu lado
Ferrando as garras na vipérea trança.


Cesário Verde

Eu, que sou feio, sólido, leal,
A ti, que és bela, frágil, assustada,
Quero estimar-te, sempre, recatada
Numa existência honesta, de cristal.

Sentado à mesa dum café devasso.
Ao avistar-te, há pouco, fraca e loura.
Nesta Babel tão velha e corruptora,
Tive tenções de oferecer-te o braço.

E, quando socorreste um miserável,
Eu que bebia cálices de absinto,
Mandei ir a garrafa, porque sinto
Que me tornas prestante, bom, saudável.

«Ela aí vem!» disse eu para os demais;
E pus-me a olhar, vexado e suspirando,
O teu corpo que pulsa, alegre e brando,
Na frescura dos linhos matinais.

Via-te pela porta envidraçada;
E invejava, - talvez não o suspeites!-
Esse vestido simples, sem enfeites,
Nessa cintura tenra, imaculada.

Ia passando, a quatro, o patriarca.
Triste eu saí. Doía-me a cabeça.
Uma turba ruidosa, negra, espessa,
Voltava das exéquias dum monarca.

Adorável! Tu muito natural,
Seguias a pensar no teu bordado;
Avultava, num largo arborizado,
Uma estátua de rei num pedestal.


Alexandre O'Neill

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto,
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas, inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído,
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.


Hoje, dia mundial da poesia deixo-vos estes escolhidos de entre muitos para se deleitarem, assim espero eu. Escolhidos ao acaso? Há alguma coisa que façamos por acaso?... :)

Para quem estiver interessado, nomeadamente ao poema de Bocage, definições de algum palavreado: estígio - rio ou lago do inferno da mitologia grega; rábido - cheio de raiva, furioso; fauces - garganta, guela; àspides - pessoa maldicente

segunda-feira, 17 de março de 2008

Código da Estrada

Hoje ao ler a revista ACP deparei-me com uma carta de um leitor bastante interessante e que fala de um grande degrau no código da estrada relativamente a regra da "prioridade à direita". Passo a dar o exemplo que li.

Se eu for na nacional 2 no sentido Lisboa-Portalegre (como em tantas outras nacionais), a 80km/h e a dada altura um carro sai de uma de muitas estradas de terra batida que se entroncam com a estrada nacional pelo lado direito. Um caminho para além de não visivel, não sinalizado. E se dá um acidente, de quem será a culpa? Qualquer um pensaria logo que a culpa era de quem vinha na estrada de terra batida, certo? Não senhor, segundo o Tribunal de Relação de Évora, a disciplina legal vigente não estabelece qualquer presunção legal de que os caminhos de terra batida não assinalados que entroncam em estradas nacional ou municipais são caminhos particulares, e como tal, os veículos deles procedentes devem ceder a passagem aos que circulam naquelas vias, isto é, para se fazer cumprir a lei deve-se, nesta situação, abrandar em cada intrecepção com um caminho de terra batida na medida de, se necessário, parar para ceder passagem a quem lá venha! Ora, o que é que isto vai resultar? Certamente muitas buzinadelas e eventualmente graves acidentes provocados por quem viesse atrás de nós. Dada a falta de sentido de tal lei e até o seu desconhecimento, praticamente todos estamos convencidos de que vindo numa estrada nacional temos prioridade sobre quem entre nesta vindo de uma estrada não alcatroada ou não sinalizada.

Por isto torna-se importante e urgente alterar esta lei de modo a manter-se a regra da prioridade à direita, já que é extremamente dificil e dispendioso tentar sinalizar correctamente todas as estradas de terra batida em Portugal.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Antes e Depois

Bem, eu não sei quem escreveu isto, mas está brilhante, parabéns a quem quer que seja e passo desde já a partilhar:

ANTES DA POSSE
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.


DEPOIS DA POSSE
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Quem somos nós afinal?

Um dia nascemos, nascemos e somos acolhidos pelos nosso progenitores (há excepções infelizmente) que nos alimentam, cuidam, dão carinho e labutam todo o dia para nos darem uma existencia materialmente rica; alguns melhor que outros conseguem ainda dar-nos as ferramentas invisiveis para nós proprios sermos boas pessoas em sociedade, filhos educados, bem comportados, respeitadores...

Depois crescemos (e perdemos a piada toda :P) e nas tenras idades sofremos das rédeas dos nossos pais (uns mais que outros) em tudo quanto são assuntos e matérias: "não faças isso", "vai arrumar aquilo", "está quieto(a)" e por ai adiante. Para muitos os pais são aquelas figuras chatas que aparentemente não nos fazem falta mas não nos largam; à medida que evoluimos no nosso processo contínuo de aprendizagem algumas coisas começam a parecer ter um valor que nunca tiveram antes. Depois há as proibições impostas nas idades mais rebeliosas que nos revoltam e nos fazem pensar o tipico pensamento "quando tiver 18 anos saio de casa para poder fazer tudo o que quiser" ou "quando tiver 18 anos já não me podem proibir e posso fazer o que quiser". E por muitos anos os nossos pais são sobvalorizados por nós mesmos.

Crescemos mais um pouco e os nossos pais já estão mais "ao nosso lado" do que "por cima de nós". Na maior parte dos casos (espero eu) percebemos tudo por aquilo que nos fizeram passar e como sem eles não seriamos o que somos. E como pensamos "quem nos dera ser crianças de novo" ignorando já tudo aquilo que "sofremos" debaixo das suas regras.

Com tanta evolução cronológica os nossos pais também evoluem connosco e, eventualmente, com a velhisse regridem em alguns aspectos (muitos as vezes) e um dia precisam de nós. Que tratemos deles, que os acolhamos na nossa protecção, na nossa vida já composta, que os alimentemos, cuidemos, que lhes dêm carinho e, no fundo, também trabalhemos para o conseguir, para conseguir dar-lhes aquilo que nos deram a nós quando precisámos. Igualmente precisam que se lhe imponham regras e melhores hábitos para os proteger, "não mexas no fogão que te podes queimar", "não desças as escadas sosinho (a) que podes cair" etc... [Cada caso é um caso e eu estou a elaborar uma das hipóteses.] E os acompanhamos pela velhisse, uma idade que tem tantos que se lhe diga, uma série de transformações físicas e surgimento de incapacidades que os afectam tão profundamente e que o apoio dos que eles um dia criaram é fundamental para terminarem a sua vida, um dia, da melhor maneira.

E depois existem aqueles que nada disto fazem, sejam os motivos eles quais forem nunca serão justificativos de tal desnaturo. Toda esta "lenga lenga" para falar em abandono e negligência para com os idosos. "Ah, os velhos são chatos, estão sempre a falar da mesma coisa e nunca se calam"; "os velhos isto... os velhos aquilo..." Esses velhos já foram novos e cuidaram de nós, deram-nos tudo aquilo que precisávamos para sobreviver um dia. É desumano saber de filhos que abandonam os seus pais à sua sorte quando estes se tornam um "incómodo". E uma breve história de alguém que pode ser, quem sabe, a história de alguém bem perto de vós. (e infelizmente a história de muitos)

Uma senhora, muito velhota, todos os dias vai almoçar ao seu café restaurante ao fundo da rua, tem necessidades, birras, hátidos como qualquer velhote (e muito similarmente como qualquer criança em determinada idade). O almoço que come inclui uma sopa, pão, bebida, prato, sobremesa e café. Desse prato a sopinha e o pão quase sempre os leva com ela para mais tarde para o jantar. O almoço é a sua primeira refeição do dia, depois a meio da tarde um copo de leite também tomado no mesmo café ao fundo da rua e o jantar a sopinha de lá levada. As suas roupas são sempre as mesmas, provavelmente até lavadas a mão todas as noites ou noite sim noite não. Nos seus hábitos muitas coisas podem faltar mas não falta nunca a visita ao seu falecido marido ao cemitério, todos os santos dias, sempre à mesma hora, durante sabe-se la quantos anos. Com a idade e com a solidão medos começam a surgir como não querer sair de casa sosinha ou não arredar pé do café até o seu filho chegar para a levar. Dois filhos teve e criou, e dois filhos a desprezam. Para não me prelongar na história conto só um pequeno episódeo que acho que consegue retratar por completo a miséria de tais filhos.

Na véspera de Natal o café ao fundo da rua fechou mais cedo, ainda serviu almoços mas as 5h fechou e só reabriu dia 26. Nos dia 26 a senhora lá foi de novo almoçar, muito confusa perguntou, "ontem estiveram fechados porquê? Esteve tudo fechado..." a que a senhora do café lhe respondeu "ontem foi Natal minha senhora e anteontem véspera de Natal, os seus filhos não a vieram buscar?" ao que ela respodeu "Natal? Ah foi? Não sabia... Não comi nada desde que fecharam..." E a conversa continuou um pouco mais, a senhora pediu, quase envergonhada, se á tarde lhe preparava uma omolete para ela jantar.

Moral da história: uma mãe viuva com uma reforma pequena que só consegue usar a sua casa para prenoitar e até a sua hegiene deixa muito a desejar que as capacidades já não devem ser muitas; e dois filhos perfeitamente saudáveis (fisicamente) e empregados que não convidam a mãe sequer para a noite de Natal quanto mais o resto do ano. As vezes costuma-se dizer, "nunca nos vemos, só mesmo no Natal", esta nem no natal teve jantar nem companhia. Ma vivemos em alguma sociedade de monstros? Não há o minimo peso na consciência? Pelos vistos não, se houvesse isto não acontecia.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Um Filme Fantástico



Baseado nas Memórias
Do Guarda Prisional de Nelson Mandela

África do Sul, 1968. O regime brutal do apartheid impera e Nelson Mandela é encarcerado em Robben Island, a famosa ilha-prisão. James Gregory (Joseph Fiennes) é um guarda prisional, afrikaaner típico, racista, que, tendo crescido numa quinta em Transkei, desde muito novo aprendeu o falar xhosa. É, pois, a pessoa ideal para censurar as cartas recebidas e enviadas pelos prisioneiros e vigiar Mandela (Dennis Haysbert). Mas o convívio diário com Mandela altera a forma de Gregory pensar, para quem a luta por uma África do Sul livre começa a deixar de ser uma ideia absurda - ainda que os colegas e a sua mulher (Diane Kruger) o tentem convencer do contrário.
Baseado nas memórias do guarda prisional de Nelson Mandela, MANDELA: MEU PRISIONEIRO, MEU AMIGO acompanha a improvável mas profunda relação de amizade que se estabeleceu entre os dois homens.


http://www.dvdpt.com/m/mandela_meu_prisioneiro_meu_amigo.php

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Ou será melhor pensar duas vezes?

Alguém disse:

"Espero que tenhm tido reflectido ao ler o e-mail e NÃO APAGUEM A PORRA DAS LUZES... porque? Simples, imaginem o que é uma cidade inteira apagar as luzes de todas e 5 minutos depois todos ligarem as luzes? O que acontece? No minimo fritam os centros de distribuição e em vez de 5 minutos sem luzes vamos ficar 5 horas (...)"

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Escuridão

Escuridão mundial:
No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'.

Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece.
Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos
mesmo fazer algo em grande. Passa a notícia, se tiveres amigos a viver noutros países envia-lhes e pede-lhes que façam a tradução e adaptem as horas.


_______________________________________________________________________________________________

Darkness world: On February 29, 2008 from 19:55 to 20:00 hours
Proposes to delete all lights and if possible all electrical
appliances, to our planet can 'breathe'.

If the answer is massive, energy saving can be brutal.
Only 5 minutes, and see what happens.
Yes, we are 5 minutes in the dark, we light a candle and simply
Be looking at it, we breathe and our planet.
Remember that the union is strength and the Internet can be very power and can
Even do something big.
Moves the news, if you have friends to live in other countries send to
them and asks them
To do the translation and adjust the hours.



ظلام العالم : على 29 فبراير 2008 من الساعة 19:55 الى 20:00
ويقترح حذف جميع الانوار واذا امكن جميع الاجهزه الكهرباءيه ، ويم
لكوكبنا 'تنفس'.
اذا كان الجواب هاءله ، ويمكن الاقتصاد في استهلاك الطاقة وحشي
خلال 5 دقائق فقط ، ونرى ما سيحصل.
نعم ، نحن على 5 دقائق في الظلام ، ونحن على ضوء شمعة وببساط
ان النظر اليها ، ونحن نتنفس وكوكبنا.
نتذكر ان الاتحاد هو القوام وشبكة الانترنت يمكن ان تكون بالغة القوة ويم
حتى تفعل شيئا كبيرا.
التحركات الاخبار ، واذا كان لديك اصدقاء على العيش في بلدان اخرى ارس
اليهم وتطلب منها





Darkness monde: Le 29 février 2008 de 19:55 à 20:00 heures
Propose de supprimer toutes les lumières et, si possible, tous les
appareils électriques, à notre planète peut 'respirer'.

Si la réponse est massive, les économies d'énergie peuvent être brutales.
Seulement 5 minutes, et de voir ce qui se passe.
Oui, nous sommes 5 minutes dans le noir, on allume une bougie et simplement
Être regarder, que nous respirons et de notre planète.
N'oubliez pas que l'union fait la force et l'Internet peuvent être
très électricité et peut
Même faire quelque chose de grand.
Déplace l'actualité, si vous avez des amis à vivre dans d'autres pays
et de les envoyer à leur demande
Pour faire la traduction et d'ajuster les heures



Σκοταδι κοσµο: Στις 29 Φεßρουαριου του 2008 απο 19:55 εως 20:00 ωρες
Προτεινει να διαγραψει ολα τα φωτα και αν ειναι δυνατον, ολες τις
ηλεκτρικες συσκευες, να πλανητη µας µπορει να «αναπνεει».

Εαν η απαντηση ειναι µαζικη, η εξοικονοµηση ενεργειας µπορει να ειναι κτηνωδης.
Μονο 5 λεπτα, και να δουµε τι συµßαινει.
Ναι, ειµαστε 5 λεπτα στο σκοταδι, θα αναψει ενα κερι και απλα
Να εξεταζουµε, που αναπνεουµε και τον πλανητη µας.
Θυµηθειτε οτι η ενωση ειναι η δυναµη και το Internet µπορει να ειναι
πολυ δυναµη και µπορουν να
Ακοµη κανουµε κατι µεγαλο.
Μετακινησεις την ειδηση, αν εχετε φιλους να ζουν σε αλλες χωρες να
στειλουν τους και τους ζητει
Για να γινει η µεταφραση και να προσαρµοσετε τις ωρες.



Darkness Welt: Am 29. Februar 2008 von 19:55 bis 20:00 Uhr
Schlägt vor, alle Lichter zu löschen und, wenn möglich, alle
elektrischen Geräte, die unseren Planeten kann 'atmen'.

Wenn die Antwort ist derb, Energieeinsparung kann brutal.
Nur 5 Minuten, und sehen Sie, was passiert.
Ja, wir sind 5 Minuten im Dunkeln, wir Licht einer Kerze und einfach
Sei es bei der Suche, die wir atmen, und unseres Planeten.
Denken Sie daran, dass die Gewerkschaft ist Stärke und das Internet
kann sehr Macht und können
Selbst etwas tun groß.
Verschiebt den Nachrichten, wenn Sie Freunde zu leben, in anderen
Ländern an, und fordert sie
Gehen Sie die Übersetzung und Anpassung der Stunde.



Темнота мире: На 29 февраля 2008 года с 19:55 до 20:00 часов
Предлагается исключить все огни, и, по возможности, все
электроприборы, на нашей планете может 'дышать'.

Если ответ на этот массовый, энергосбережение может быть жестокой.
Только 5 минут, и посмотреть, что происходит.
Да, мы 5 минут в темноте, мы свет свечи, и просто
Будьте изучает его, которым мы дышим, и нашей планеты.
Помните, что профсоюз является прочность и Интернет могут быть очень
властью и может
Даже сделать что-то большое.
Перемещения новости, если у вас есть друзья жить в других странах,
направить их и просит их
Чтобы сделать перевод и корректировку часов.



Darkness wereld: Op 29 februari 2008 van 19:55 tot 20:00 uur
Stelt voor om alle lichten en zo mogelijk alle elektrische apparaten,
om onze planeet kan 'ademen'.

Indien het antwoord is enorm, de energiebesparing kan worden wreder.
Slechts 5 minuten, en zie wat er gebeurt.
Ja, we zijn 5 minuten in het donker, we licht van een kaars en gewoon
Wordt kijken, we inademen en onze planeet.
Vergeet niet dat de unie is kracht en het internet kan zeer macht en kan
Zelfs iets te groot.
Vertrokken het nieuws, als je vrienden te leven in andere landen
sturen naar hen en vraagt hen
Om de vertaling en aanpassing van het uur.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Uma grande verdade






"As MULHERES aspiram à intimidade psicológica como porta de entrada para o sexo, enquanto que os HOMENS aspiram ao comportamento sexual como porta de entrada para a intimidade psicológica"


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mais uma...



One Life, One Soul (Gotthard)

I've been waiting,
all my life
For the sun to make it mine
Callin', callin', whispering
Your name
N'right now
You're on my trail
Falling, falling,
wishing you near
But somehow
You slipped away
Like ice in the sun
Already gone

One life, one soul
Forever i know
Follow me follow me
Wherever i go
One life, one soul
Just waiting to flow
Follow me follow me
Don't let me go

I've been dreaming
for too long
Chasing rainbows, on my own
Screamin', screamin'
You are the wind in my sail
In an ocean so wide
Over good times
Bad times
I'll be your own
guiding light
Holding your hand
Eyes open wide
Always beside


[ Lyrics found at www.mp3lyrics.org/eLY ]

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Mais uma musica para sonhar

ou para fazer as mulheres sonharem :P



[PS: o importante não é o video, o video desta musica ao vivo está com um som horrendo, daí ter preferido este]


"I'm Your Man" (Michael Bublé)

If you want a lover
I'll do anything you ask me to
And if you want another kind of love
I'll wear a mask for you
If you want a partner
Take my hand
Or if you want to strike me down in anger
Here I stand
I'm your man

If you want a boxer
I will step into the ring for you
And if you want a doctor
I'll examine every inch of you
If you want a driver
Climb inside
Or if you want to take me for a ride
You know you can
I'm your man

Ah, the moons too bright
The chains too tight
The beast won't go to sleep
I've been running through these promises to you
That I made and I could not keep
Ah but a man never got a woman back
Not by begging on his knees
Or I'd crawl to you baby
And I'd fall at your feet
And I'd howl at your beauty
Like a dog in heat
And I'd claw at your heart
And I'd tear at your sheet
I'd say please, please
I'm your man

And if you've got to sleep
A moment on the road
I will steer for you
And if you want to work the street alone
I'll disappear for you
If you want a father for your child
Or only want to walk with me a while
Across the sand
I'm your man

If you want a lover
I'll do anything you ask me to
And if you want another kind of love
I'll wear a mask for you

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A técnica...

... ou a Paciência!


O manuseamento do aparelho, a conjugação com objectos dentados de aperto e de deslise, heis o que é necessário.

Junta-se-lhe uma boa dose de tempo e paciência, proporcional a este (tanto em termos de minutos como de temperatura ambiente).

A primeira vez demorou 40 minutos ou mais, a segunda um pouco menos...

Só falta quem aprecie o esforço para além de mim mesma e uns poucos mais proximos

E voilá!

Uma nova Era começa... quiçá!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carnaval

Carnaúba, s. f. (do Tupi karana'iwa). 1. Espécie de palmeira da América do Sul, que produz cera carnaúba à superficie das folhas novas (e também outros produtos), também chamada carnaubeira, coqueiro-carnauba e coqueiro-carandai. 2. A cera que se extrai dessa palmeira.

Carnaubeira, (...)

Carnaval, s. m. (do Ital. carnevale). 1. Época que precede à Quaresma. 2. Três dias de folia que precedem a Quarta-feira de Cinzas. 3. Fig. Orgia: folguedo; folia.

Carnavalesco, adj. m. (do Ital. carnavalesco). 1. Respeitante ao Carnaval. 2. Grotesco; burlesco; ridículo.

Carnaz, (...)

sábado, 19 de janeiro de 2008

Esfera



Por sinal, essa esfera que me tentava sem me olhar,
Nada mais, era do que um som
Que me levava a tentar fugir de ti, sair de ti...
Uma vez mais, sem saber porquê,
Desistira de dizer: Não dá mais, quero mais...
Se não for assim,
Esconde esse sorriso que me faz querer matar por mais!

Só assim dá para mim conseguir que não doa mais,
Que me deixes ir,
Que me libertes de ti,
Que não me faças sentir,
E eu não quero cair, não me posso entregar
Sem que percebas que não podes julgar,
E eu quero tentar, poder acreditar
Que o aperto cá dentro um dia vai acabar.
O monstro em mim não irá sucumbir,
Não desfalece por não conseguir
Que olhes p'ra mim, que me facas existir,
Por isso esconde esse sorriso que me faz querer matar por mais!


Pedro Khima, Esfera


[Uma letra linda, uma música ainda melhor.
Daquelas músicas que custam ouvir e ao mesmo tempo sabem bem]

Nha Cretcheu



Sair à rua com uma sede imensa
De te esqueçer.
Sentar-me num lugar com indiferença
Por não te ver
E de repente sei que é isto que eu não quero
Olhar à volta e saber que ainda te espero
Sentir a sensação de quem não está no seu lugar
Não quero lá estar,
Assim...

Nha cretcheu,
nha cretcheu...

Voltar a casa com um sentimento
De solidão,
Fingir que estás no pensamento
Sem razão.
E de repente sei que é isto que não quero
Voltar a casa e saber que ainda te espero
Fazer de conta que já estou no meu lugar
Mas não quero lá estar,
Assim...

Nha cretcheu
nha cretcheu...


Sara Tavares, Nha Cretcheu
Composição: Sara Tavares E Ani Fonseca


[Mais uma...]

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Hobbies

Mais um sucesso!
















Alguns precalços é certo, mas tudo acabou em bem. peças supostamente aspiradas voltam ao mundo dos vivos, (afinal não são só os cães que têm geito para esconder coisas, os gatos também).


















Aprendi que a marca do puzzle estava disposta a enviar-me um puzzle novo caso me faltassem peças, e que é possivel montar 1000 peças em 2 semanas :)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Onde está a nossa segurança quando nos batem e fogem?

Não estou a falar quando nos amassam a porta do carro enquanto este está estacionado, ou quando ha um toquezito numa fila por causa dum ponto de embraiagem mal feito...

Agora, quando nos batem a sério na segunda circular, por exemplo, ou noutra via rápida qualquer, nos causam danos consideráveis no carro e a cima de tudo em termos de choque e fogem? Quem faz isso? E quem nos protege contra isso?

As camaras dizem vocês? Os condutores atentos que assistiram?

Esses condutores atentos, não existem ou estão em vias de extinção e de tão poucos que são nunca ocorre estarem no sitio oportuno para fazer esse favor a alguém.

As camaras, da segunda circular neste caso que me inspira, não gravam absolutamente nada segundo as autoridades, relatam apenas "in vivo" o que se passa e se algo acontece e se quer ver o que se passou, não se vê, porque já passou; e quem deveria estar a olhar para tais monitores nessa altura estava a tomar o pequeno almoço ou a fumar um cigarro a porta!

Que sistema é este afinal? Quando se bate, há sempre formas, mais o umenos justas, de se apurar o culpado, se não há o segundo elemento de um acidente como se faz isso? Neste caso específico foi um camião VS um ligeiro comercial que acabou por ser visto como uma mero depiste de algum "azelha" ao volante.

Na minha opinião, porque raio não é feita a gravação efectiva do que se passa nas nossas estradas (pelo menos onde o limite é de 80km/h para cima)? Nem que estas gravações fossem preversadas pelo menos 12h caso alguém precisasse! Era assim tão complicado e/ou dispendioso que não se faz?

E se alguém morresse na estrada por causa duma situação destas? Bateu, fugiu, os senhores que assistem às gravações não viram, a polícia demora horas a chegar se é que a vitima a consegue chamar (porque ligando para o 112 nada resolve, a ocorrencia é registada mas ninguém levanta o cu da cadeira para ir ver o que se passou) e uma pessoa morre, uma esposa ou uma mãe?

E já agora, porque é que as autoridades (algumas pelos menos que não gosto de generalizar) são tão insensiveis com as pessoas que acabam de experienciar um momento de choque como é o de um acidente de automóvel? Gostavam que outros agentes agissem assim com alguém próximo seu, uma mae, uma irmã, uma amiga?

Enfim, ja desabafei, não foi comigo mas sabe-se lá se um dia não poderá ser, ou com alguém próximo a nós, tanta coisa que se faz e tanta coisa por fazer ainda.


Já agora apelo a alguém que, eventualmente, tenha assistido a isto, deu-se na passada 6ª feira dia 11 de Janeiro 2008 na 2ª circular perto da saída do Campo Grande por volta das 7h30 da manhã, que tenha identificado o camião que diga alguma coisa para que se faça alguma justiça.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Nunca é demais recordar

Nunca é demais recordar que:

Caso se esqueça de uma panela ou frigideira com
óleo ao lume e esta pegar fogo, NÃO ENTRE EM PÂNICO.


Siga as instruções abaixo:

1. Desligue o lume.

2. Molhe um pano, torça-o retirando o excesso de água, para que não pingue.

3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere até que esfrie e não
saia mais vapor.

NUNCA TENTE MOVER A PANELA ou FRIGIDEIRA.

NUNCA DEITE ÁGUA.



terça-feira, 1 de janeiro de 2008

2007?

O que recordar de 2007?



foi o ano em que deixei de fumar, mas só por 4 meses :(,

foi o ano mais solitário desde a muito tempo,

foi o ano em que não cortei nenhum dedo no meu aniversário,

foi um ano académicamente gratificante,

foi o ano com o inverno mais solarengo,

foi o ano com o melhor Fevereiro de todos os outros :)




E já agora, wishes for this new year my dear Italian friend Giulio Petrucci?