quinta-feira, 5 de junho de 2008

"...chegou a Portugal à dois anos..."

«O Bullying chegou a portugal à dois anos», foi isto que ouvi na RTP1 à hora de almoço enquanto se anunciava um reportagem acerca do assunto. Agora, o que está mal nesta frase?

Confesso que fiquei estupfacta, se fosse vindo da TVI, ainda tolerava, já que é um canal que adora sensacionalismos, agora a RTP1?! Tenham paciência...

Chegou a portugal a dois anos? Assim de avião, não? Ou foi de comboio? E veio daonde?

Bem, para quem não sabe, o bullying é uma forma de violência que pode tanto ser física como psicológica. Geralmente a fisica é mais praticada por rapazes/homens e a psicológica mais praticada por raparigas/mulheres (embora não seja uma regra). Escolhe-se um alvo que geralmente tem que ter algum ponto fraco para justificar a acção. Até as praxes se podem comprara a isto um pouco só que o ponto fraco é sempre o mesmo, o ser novato, e têm um tempo de duração limitado. No bullying não tempo de duração e os motivos podem ir do usar óculos ou aparelho nos dentes até ter um sutaque diferente... Acontece mais frequentemente em meio escolar mas alarga-se a todos os meios. E adquire o seu nome "estrangeirado" que vem do "bully", nome chamado aqueles que usualmente intimidam os outros intensionalmente.

Heis o que está errado naquela frase... O RTP1, espero que tenham dado pelo erro e nunca mais digam uma coisa dessas :)

6 comentários:

tiago disse...

lol já na vejo tv já há algum tempo fizeste-me ter saudades... Bem tanta revolta lol sejam sensacionalistas sim, pá ponham o Sócrates de tanga com montagens, digam que vão dar aumentos a todos e sem esquecer que vamos ter mais férias. É isso que quero ouvir :P Pois de facto o Bullying deve ter chegado por essa altura ela viaja muito sabes lol no meu tempo hi hi hi hi (tou velho) andava nisso ele deve ter passado pela minha escola. Foi isso mesmo tá tudo explicado. Vês ;) Vamos criar o dinossauro do Bullying lol. Rapariga relax take it easy.... hihihi xau (bom post)

Ana Cleto disse...

Lol, claro, viaja muito, nem todos passam por ele! ;) Relax eu? Pelo vistos parece que me vêm muito stressada mas é bem o contrário, lol, tirando certos assuntos :P

Aparece sempre ;)

Anónimo disse...

Isto não é novidade nenhuma!
Este tipo de prática sempre existiu nas escolas, só que nunca foi analisada pelos estudiosos do comportamento humano.
Como os americanos mediatizaram o Bullying, agora não se fala doutra coisa...
Tristeza!

Ana Cleto disse...

Pois, muito gosta esta gente de nomes pomposos para levar estas questões para a televisão...

Spitfire disse...

"há" e no fim do post "heis" deve ser "eis".

Ana Cleto disse...

Obrigada pela correcção.