sexta-feira, 28 de março de 2008

"A doença do século"

É só a depressão? De certo que tem a sua cota parte bem significativa, mas a sociedade faz de nós o que bem entende, a seu belo prazer e negócio. A pressão da beleza, do corpo perfeito, da discriminação com base em aparência, peso e medida (literalmente) força-nos a querer ser diferentes, encaixar-mos no que a sociedade quer para ter-mos sucesso. A procura de um parceiro ou parceira. A ideia que os homens só querem mulheres esbeltas e esculturalmente perfeitas, é o que os atrai. E mulheres igualmente, embora não tanto. A busca desse poder de atractabilidade.

E agora, as pessoas com perturbações alimentares são mais "fracas" pelo sua vulnerabilidade à pressão social ou são mais "fortes" por realmente conseguirem não comer, conseguirem fazer exercicio compulsivamente, purgarem a cada refeição, passarem um dia inteiro com meia maçã e litros de água... Esta "força" pode claro, como tudo, ser canalizada negativamente, e nestes casos é. Alguma vez eu dispensava as minhas refeições? Pessoalmente, por mais que tente algum tipo de privação alimentícia como chocolates, sobremesas, bolos, molhos, massas... Não consigo, lol, são demasiado deliciosos, comer é e sempre foi um prazer, experimentar novos sabores, novas teixturas, novas combinações, novas receitas...

As perturbações mentais não devem ser olhadas com estigma, não são produto da nossa imaginação e serem ignoradas não faz com que desapareçam ou que não provoquem estragos ao próprio e todos em seu redor.

A escolha do primeiro video foi pela simplicidade e no fundo pela realidade que é, que quase parece um problema de percepção visual mas isso é apenas uma das consequencias e/ou sintomas. O segundo, não querendo parecer sádica, foi pela crueza e choque que proporciona de uma realidade escondida que só quem lida directamente com ela a conhece.





Este post foi a propósito das medidas contra as perturbações alimentares crescentes, nomeadamente bulimia e anorexia, que se têm passado em Itália e que espero que sejam implantadas com sucesso. Tendo em conta todos os modelos de imagem que desfilam pelas passerelles que a unica mensagem que passam é: "Magreza é Beleza", "Eu fui escolhida para aqui estar em vez de ti porque tenho 38 kilos" e por ai adiante...

10 comentários:

vermelhinha disse...

A causa é multi-factorial... não se poderá utilizar os media como bode expiatório, quanto mais não seja porque todas nós mulheres somos atingidas por esses media e (segundo o vídeo) apenas ( o que já é muito eu concordo) é que sofre de anorexia! Mas as medidas são válidas, mas não serão a única medida a ter se ser praticada!

Este post fez-me lembrar um episódio que ocorreu o ano passado no meu local de trabalho:
Entrou um pai com a sua filha, na minha sala, durante o tempo todo a chamou de gorda, Onde é que dói gorda?, Anda cá ao pai, gorda! não tenhas medo gorda não vai doer!

No final da consulta ao sair da minha sala, a menina pega num boneco para levar e o pai diz-lhe: Traz antes o outro que esse é muito GORDO!!!!

Será que as pessoas têm noção do seu comportamento e das consequências que podem daí advir?????

Ana Cleto disse...

Claro, tens razão, eu acuso os media porque a vida social e as suas pressões podem derpertar enúmeros problemas... Até nessa história do pai que trata a filha por gorda, de certo que ela não se vai nunca esquecer disso e certamente poderá afectar a forma como ela encara o corpo dela mais tarde... Enquanto modelos, seja do que for e para quem for, tudo o que fazemos tem importancia e alguma consequencia naqueles que nos tomam como modelo.

tiago disse...

que mulheres tão magras no clip!!!! como dizia um amigo meu "uma mulher tem de ter carne!" lol claro dentro de limites.... quanto as tentações é necessário compreender que os bolos e chocolates engordam e por isso penso que o problema está nos hábitos alimentares uma alimentação saudável e correcta facilita muito uma manutenção activa do peso! não se trata de deixar de comer mas sim modificar hábitos alimentares. aconselho uma alimentação apenas em cantinas e vão ver resultados numa semana :) lol.

Anónimo disse...

Já conhecia o primeiro vídeo.
Agora já nem tanto, mas houve uma altura em que a anorexia estava a tornar-se epidémica, devido à idolatração das top-models pelos Média.
Como vivemos numa sociedade de consumo, é natural que a beleza também se tenha tornado um produto bastante procurado. E, infelizmente, as mulheres são o seu consumidor favorito, tornando-se assim as suas vítimas frequentes. Ou seja, criou-se um estereótipo segundo o qual a beleza é indissociável da condição feminina. Logo, uma mulher para ser mulher tem que ser bela. E isso acontece porque na sociedade contemporânea ainda prevalecem os arquétipos sexistas...
Mesmo o conceito de beleza feminina também evoluiu, pois basta olharmos para os nus renascentistas e para as fotos eróticas do séc. XIX, onde se vêem mulheres roliças, de seios grandes e com imensos pêlos púbicos. Só a apartir dos anos 90 é que sofreu uma mudança, passando a ser o extremo oposto do anterior.
Vivemos numa sociedade superficial, que cultiva a aparência, sendo as camadas juvenis femininas as mais sensíveis a esse fenómeno, por isso a anorexia tornou-se uma patologia típica das adolescentes e jovens...
Enfim, há que tentar criar um conceito de beleza saudável e equilibrado.

Ana Cleto disse...

Tiago:

Ora ai está, também duvido que um homem se sinta atraído por uma mulher demasiado magra, sim pode ser atraente à vista (e mesmo assim...) e ao toque? Essas questões das alimentações e habitos de vida saudáveis é que deviam ser incitados nas escolas e levados depois para as cozinhas dos ensinos superiores. Mas é na escola primária e secundária que as cozinha têm de ser cuidadas. Não digo abolirem os chocolates e bolos deliciosamente achocolatados ou xeios de cremes mas dar oportunidades de boas refeições saudáveis.

Paracletus:

Boa resposta, claro que os tempos mudam e enquanto que no séc. XIX o lema era "Gordura é formosura" até se perceber que gosrdura não é bem formosura mas pode aliás precipitar enúmeras doenças quando em excesso. O senhor que inventou a mini-saia foi um grande amigo para as mulheres (e estou a ser irónica,lol) porque com ele veio o habito das depilações e como os homens podem e devem ser peludos mas a mulheres nem pensar! Eu acho que tudo pode começar na escola, a renovação de conceitos esteriotipados, a adopção de bons hábitos que os miudos, alegres do que aprenderam, acabam por os levar para casa. Por exemplo as questões da reciclagem é um grande exemplo disso, nomeadamente ao mais conhecido anuncio a esse propósito com crianças. E isso pode funcionar aos mais variados níveis e temas.

Anónimo disse...

De facto hoje em dia o antigo conceito de beleza feminino (gordura é formusura) está ultrapassado.
Quanto ao facto de associares o uso da mini-saia ao hábito da depilação, discordo, pois é uma prática ancestral que não tem nada a ver com modas recentes. E olha que os homens também já o adoptaram recentemente, pois está a cair em desuso o conceito de homem peludo. A depilação, seja total ou parcial, não é apenas uma questão de estética, mas de higiene.
Quanto ao resto, concordo contigo.

Ana Cleto disse...

Bem, não sabia que a pratica da depilação era mais antiga... Quanto ao resto... talvez tenhas razão, a questão da hegiene pode ser verdade mas só em alguma zonas do corpo porque de resto, é puro conceito de estética. :)

Anónimo disse...

Sim, essa prática é bastante antiga. Inclusive os egípcios e os gregos foram pioneiros de algumas técnicas que se usam muito hoje, como a da cera, por exemplo.
Pode ser uma questão de estética, pois ninguém gosta de ver "matagais" espalhados pelo corpo, mas também é uma questão de higiene, pois os pêlos em certas partes do corpo (p. ex. na zona púbica e nas axilas) podem provocar alergias ou irritações na pele, assim como abrigar inúmeros parasitas (fungos e afins)... Enfim, também vai da higiene de cada um.
Pessoalmente, acho que os pêlos actualmente não fazem sentido, pois perderam a sua utilidade: o homem já não é nenhum primata...

tiago disse...

qualquer dia vamos depilar também os animais!!! somos mamíferos. e eu não ando a verificar se as raparigas andam sempre depiladas. Gajas do mundo pá enganem que eu não me importo :P desde que não seja um veado tá tudo bem. (claro está que dentro de limites)

Ana Cleto disse...

Paracletus:

Estou a ver que tens uma opinião algo vincada em relação a este assunto, vincada e actual. Quanto a essa questão da funcionalidade dos pelos, optimo optimo era os pelos já estivessem extintos :P

Tiago:

Não reparas muito nos pelos femeninos? Bem, acho algo estranho mas positivo, acho muito bem, eu estou contigo! lol porquê ter vergonha de algo que sabemos que toda a gente tem, uns mais que outros, sorte daqueles (daquelas mais concretamente) que não têm muitos ou até nenhuns.