quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tabus, Mitos e Ideias Feitas

Tabus, mitos e ideias feitas sobre sexo, achei interessante este artigo de uma revista, essencialmente porque já me ensinou alguma coisa que também não sabia. Alguns são óbvios (pelo menos para a maioria suponho) mas outras nem tanto. Ora vejam:


1- Os jovens têm melhor sexo.

FALSO: A resposta sexual altera-se progressivamente com a idade, mas isso não significa necessariamente pior sexo. Em qualquer idade se pode desfrutar de uma vida sexualmente activa (e satisfatória, digo eu)

2- Os produtos para aumentar o tamanho do pénis funcionam

FALSO: Não existem provas científicas de que esses produtos resultem, bem pelo contrário. Já existem cirurgias para aumentar o tamanho do pénis mas não se destinam apenas a esse efeito ou efeitos estéticos.

3- Sexo pode causar dores de cabeça e enxaquecas

VERDADEIRO: A actividade sexual - em especial o orgasmo - pode efectivamente originar dores de cabeça decorrentes da contracção dos músculos e do aumento da pressão sanguínea. Se forem recorrentes e agúdas durante a relação sexual, recomenda-se que consulte o seu médico, pois podem ser o início de hemorragias.

4- Alimentos fritos diminuem a performance sexual

VERDADEIRO: A qualidade da sua dieta reflete-se na sua saúde sexual. Vários estudos comprovam que o consumo de gorduras saturadas e o colestrol elevado aumentam o risco de disfunção eréctil. Tal como o álcool e o tabaco.

5- Ver muita televisão pode aumentar o risco de disfunção eréctil

VERDADEIRO: Passar horas e horas em frente à televisão é sinal de sedentarismo, que associado à obesidade, significa maior risco de disfunção eréctil. Controlar o peso e fazer exercício regularmente são o primeiro passo para uma vida sexualmente activa e satisfatória.

6- Qual deste aromas é afrodisíaco para o homem?

Lavanda?,
Tarte de abóbora?,
Alcaçus?
ou
Todos os acima indicados

TODOS: Qualquer uma destas substâncias é estremamente afrodisíaca para o olfacto masculino. Através dos nervos olfativos, estes estímulos são enviados para o cérebro e potenciam o desejo sexual. Está comprovado que cerca de 20% das pessoas com falta de olfacto sofrem de algum tipo de disfunção sexual. (agora vejam lá não se empanturrem em tarte de abóbora :))

7- Sexo na gravidez não é seguro

FALSO: É um mito. Desde que a gravidez decorra normalmente é possível ter relações sexuais até ao 3º trimestre. O feto está protegido pelo abdómen e pelo líquido amniótico do útero.

8- Baixos níveis de testosterona podem:

diminuir a energia?,
diminuir a líbido?,
causar disfunção eréctil?,
depressão? (digo eu, por favor não confundir depressão com tristeza)
ou
todas as hipóteses acima indicadas?

TODAS: A partir dos 40 anos o homem produz menos testosterona, mas nem todos são afectados na mesma forma. No entanto, níveis demasiado baixos de testosterona podem traduzir-se em falta de força, diminuição da massa muscular e óssea, diminuição da produção de esperma e desejo sexual.

9- O sexo oral pode causar doenças sexualmente transmissíveis

VERDADEIRO: O contacto da pele e a troca de fluidos decorrentes do sexo oral podem ser suficientes para contrair uma DST. Evitar comportamentos de risco continua a ser a melhor prevenção.

10- Qual o preservativo mais eficaz para evitar uma DST

preservativos de poliuretano?
preservativos de látex?
preservativos com espermicida?
ou
todos? (eu nem sabia que havia tantos tipos diferentes de preservativos...)

LATÉX: Com ou sem espermicida, os preservativos de latex são a melhor escolha para prevenir DST como clamídia, gonorreia ou mesmo HIV. O latéx bloqueia melhor a troca de fluidos corporais que possam estar infectados.

fonte: Clínica Mayo
Revista "100% Natural" nº8 Mar/Abr 2008 pág. 66


Próximos episódios: em breve, e retirado desta mesma revista, vou falar aqui de novo acerca do ponto G, alguns estudos recentes acham que já encontraram o sítio e mostram-no anatomicamente mas as oposições continuam. Estou só a espera de conseguir scanar a imagem da "localização" :)

1 comentário:

Anónimo disse...

São informações que eu já conhecia de longa data, pois são de cultura geral... ;)