quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Quem somos nós afinal?

Um dia nascemos, nascemos e somos acolhidos pelos nosso progenitores (há excepções infelizmente) que nos alimentam, cuidam, dão carinho e labutam todo o dia para nos darem uma existencia materialmente rica; alguns melhor que outros conseguem ainda dar-nos as ferramentas invisiveis para nós proprios sermos boas pessoas em sociedade, filhos educados, bem comportados, respeitadores...

Depois crescemos (e perdemos a piada toda :P) e nas tenras idades sofremos das rédeas dos nossos pais (uns mais que outros) em tudo quanto são assuntos e matérias: "não faças isso", "vai arrumar aquilo", "está quieto(a)" e por ai adiante. Para muitos os pais são aquelas figuras chatas que aparentemente não nos fazem falta mas não nos largam; à medida que evoluimos no nosso processo contínuo de aprendizagem algumas coisas começam a parecer ter um valor que nunca tiveram antes. Depois há as proibições impostas nas idades mais rebeliosas que nos revoltam e nos fazem pensar o tipico pensamento "quando tiver 18 anos saio de casa para poder fazer tudo o que quiser" ou "quando tiver 18 anos já não me podem proibir e posso fazer o que quiser". E por muitos anos os nossos pais são sobvalorizados por nós mesmos.

Crescemos mais um pouco e os nossos pais já estão mais "ao nosso lado" do que "por cima de nós". Na maior parte dos casos (espero eu) percebemos tudo por aquilo que nos fizeram passar e como sem eles não seriamos o que somos. E como pensamos "quem nos dera ser crianças de novo" ignorando já tudo aquilo que "sofremos" debaixo das suas regras.

Com tanta evolução cronológica os nossos pais também evoluem connosco e, eventualmente, com a velhisse regridem em alguns aspectos (muitos as vezes) e um dia precisam de nós. Que tratemos deles, que os acolhamos na nossa protecção, na nossa vida já composta, que os alimentemos, cuidemos, que lhes dêm carinho e, no fundo, também trabalhemos para o conseguir, para conseguir dar-lhes aquilo que nos deram a nós quando precisámos. Igualmente precisam que se lhe imponham regras e melhores hábitos para os proteger, "não mexas no fogão que te podes queimar", "não desças as escadas sosinho (a) que podes cair" etc... [Cada caso é um caso e eu estou a elaborar uma das hipóteses.] E os acompanhamos pela velhisse, uma idade que tem tantos que se lhe diga, uma série de transformações físicas e surgimento de incapacidades que os afectam tão profundamente e que o apoio dos que eles um dia criaram é fundamental para terminarem a sua vida, um dia, da melhor maneira.

E depois existem aqueles que nada disto fazem, sejam os motivos eles quais forem nunca serão justificativos de tal desnaturo. Toda esta "lenga lenga" para falar em abandono e negligência para com os idosos. "Ah, os velhos são chatos, estão sempre a falar da mesma coisa e nunca se calam"; "os velhos isto... os velhos aquilo..." Esses velhos já foram novos e cuidaram de nós, deram-nos tudo aquilo que precisávamos para sobreviver um dia. É desumano saber de filhos que abandonam os seus pais à sua sorte quando estes se tornam um "incómodo". E uma breve história de alguém que pode ser, quem sabe, a história de alguém bem perto de vós. (e infelizmente a história de muitos)

Uma senhora, muito velhota, todos os dias vai almoçar ao seu café restaurante ao fundo da rua, tem necessidades, birras, hátidos como qualquer velhote (e muito similarmente como qualquer criança em determinada idade). O almoço que come inclui uma sopa, pão, bebida, prato, sobremesa e café. Desse prato a sopinha e o pão quase sempre os leva com ela para mais tarde para o jantar. O almoço é a sua primeira refeição do dia, depois a meio da tarde um copo de leite também tomado no mesmo café ao fundo da rua e o jantar a sopinha de lá levada. As suas roupas são sempre as mesmas, provavelmente até lavadas a mão todas as noites ou noite sim noite não. Nos seus hábitos muitas coisas podem faltar mas não falta nunca a visita ao seu falecido marido ao cemitério, todos os santos dias, sempre à mesma hora, durante sabe-se la quantos anos. Com a idade e com a solidão medos começam a surgir como não querer sair de casa sosinha ou não arredar pé do café até o seu filho chegar para a levar. Dois filhos teve e criou, e dois filhos a desprezam. Para não me prelongar na história conto só um pequeno episódeo que acho que consegue retratar por completo a miséria de tais filhos.

Na véspera de Natal o café ao fundo da rua fechou mais cedo, ainda serviu almoços mas as 5h fechou e só reabriu dia 26. Nos dia 26 a senhora lá foi de novo almoçar, muito confusa perguntou, "ontem estiveram fechados porquê? Esteve tudo fechado..." a que a senhora do café lhe respondeu "ontem foi Natal minha senhora e anteontem véspera de Natal, os seus filhos não a vieram buscar?" ao que ela respodeu "Natal? Ah foi? Não sabia... Não comi nada desde que fecharam..." E a conversa continuou um pouco mais, a senhora pediu, quase envergonhada, se á tarde lhe preparava uma omolete para ela jantar.

Moral da história: uma mãe viuva com uma reforma pequena que só consegue usar a sua casa para prenoitar e até a sua hegiene deixa muito a desejar que as capacidades já não devem ser muitas; e dois filhos perfeitamente saudáveis (fisicamente) e empregados que não convidam a mãe sequer para a noite de Natal quanto mais o resto do ano. As vezes costuma-se dizer, "nunca nos vemos, só mesmo no Natal", esta nem no natal teve jantar nem companhia. Ma vivemos em alguma sociedade de monstros? Não há o minimo peso na consciência? Pelos vistos não, se houvesse isto não acontecia.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Um Filme Fantástico



Baseado nas Memórias
Do Guarda Prisional de Nelson Mandela

África do Sul, 1968. O regime brutal do apartheid impera e Nelson Mandela é encarcerado em Robben Island, a famosa ilha-prisão. James Gregory (Joseph Fiennes) é um guarda prisional, afrikaaner típico, racista, que, tendo crescido numa quinta em Transkei, desde muito novo aprendeu o falar xhosa. É, pois, a pessoa ideal para censurar as cartas recebidas e enviadas pelos prisioneiros e vigiar Mandela (Dennis Haysbert). Mas o convívio diário com Mandela altera a forma de Gregory pensar, para quem a luta por uma África do Sul livre começa a deixar de ser uma ideia absurda - ainda que os colegas e a sua mulher (Diane Kruger) o tentem convencer do contrário.
Baseado nas memórias do guarda prisional de Nelson Mandela, MANDELA: MEU PRISIONEIRO, MEU AMIGO acompanha a improvável mas profunda relação de amizade que se estabeleceu entre os dois homens.


http://www.dvdpt.com/m/mandela_meu_prisioneiro_meu_amigo.php

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Ou será melhor pensar duas vezes?

Alguém disse:

"Espero que tenhm tido reflectido ao ler o e-mail e NÃO APAGUEM A PORRA DAS LUZES... porque? Simples, imaginem o que é uma cidade inteira apagar as luzes de todas e 5 minutos depois todos ligarem as luzes? O que acontece? No minimo fritam os centros de distribuição e em vez de 5 minutos sem luzes vamos ficar 5 horas (...)"

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Escuridão

Escuridão mundial:
No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'.

Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece.
Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos
mesmo fazer algo em grande. Passa a notícia, se tiveres amigos a viver noutros países envia-lhes e pede-lhes que façam a tradução e adaptem as horas.


_______________________________________________________________________________________________

Darkness world: On February 29, 2008 from 19:55 to 20:00 hours
Proposes to delete all lights and if possible all electrical
appliances, to our planet can 'breathe'.

If the answer is massive, energy saving can be brutal.
Only 5 minutes, and see what happens.
Yes, we are 5 minutes in the dark, we light a candle and simply
Be looking at it, we breathe and our planet.
Remember that the union is strength and the Internet can be very power and can
Even do something big.
Moves the news, if you have friends to live in other countries send to
them and asks them
To do the translation and adjust the hours.



ظلام العالم : على 29 فبراير 2008 من الساعة 19:55 الى 20:00
ويقترح حذف جميع الانوار واذا امكن جميع الاجهزه الكهرباءيه ، ويم
لكوكبنا 'تنفس'.
اذا كان الجواب هاءله ، ويمكن الاقتصاد في استهلاك الطاقة وحشي
خلال 5 دقائق فقط ، ونرى ما سيحصل.
نعم ، نحن على 5 دقائق في الظلام ، ونحن على ضوء شمعة وببساط
ان النظر اليها ، ونحن نتنفس وكوكبنا.
نتذكر ان الاتحاد هو القوام وشبكة الانترنت يمكن ان تكون بالغة القوة ويم
حتى تفعل شيئا كبيرا.
التحركات الاخبار ، واذا كان لديك اصدقاء على العيش في بلدان اخرى ارس
اليهم وتطلب منها





Darkness monde: Le 29 février 2008 de 19:55 à 20:00 heures
Propose de supprimer toutes les lumières et, si possible, tous les
appareils électriques, à notre planète peut 'respirer'.

Si la réponse est massive, les économies d'énergie peuvent être brutales.
Seulement 5 minutes, et de voir ce qui se passe.
Oui, nous sommes 5 minutes dans le noir, on allume une bougie et simplement
Être regarder, que nous respirons et de notre planète.
N'oubliez pas que l'union fait la force et l'Internet peuvent être
très électricité et peut
Même faire quelque chose de grand.
Déplace l'actualité, si vous avez des amis à vivre dans d'autres pays
et de les envoyer à leur demande
Pour faire la traduction et d'ajuster les heures



Σκοταδι κοσµο: Στις 29 Φεßρουαριου του 2008 απο 19:55 εως 20:00 ωρες
Προτεινει να διαγραψει ολα τα φωτα και αν ειναι δυνατον, ολες τις
ηλεκτρικες συσκευες, να πλανητη µας µπορει να «αναπνεει».

Εαν η απαντηση ειναι µαζικη, η εξοικονοµηση ενεργειας µπορει να ειναι κτηνωδης.
Μονο 5 λεπτα, και να δουµε τι συµßαινει.
Ναι, ειµαστε 5 λεπτα στο σκοταδι, θα αναψει ενα κερι και απλα
Να εξεταζουµε, που αναπνεουµε και τον πλανητη µας.
Θυµηθειτε οτι η ενωση ειναι η δυναµη και το Internet µπορει να ειναι
πολυ δυναµη και µπορουν να
Ακοµη κανουµε κατι µεγαλο.
Μετακινησεις την ειδηση, αν εχετε φιλους να ζουν σε αλλες χωρες να
στειλουν τους και τους ζητει
Για να γινει η µεταφραση και να προσαρµοσετε τις ωρες.



Darkness Welt: Am 29. Februar 2008 von 19:55 bis 20:00 Uhr
Schlägt vor, alle Lichter zu löschen und, wenn möglich, alle
elektrischen Geräte, die unseren Planeten kann 'atmen'.

Wenn die Antwort ist derb, Energieeinsparung kann brutal.
Nur 5 Minuten, und sehen Sie, was passiert.
Ja, wir sind 5 Minuten im Dunkeln, wir Licht einer Kerze und einfach
Sei es bei der Suche, die wir atmen, und unseres Planeten.
Denken Sie daran, dass die Gewerkschaft ist Stärke und das Internet
kann sehr Macht und können
Selbst etwas tun groß.
Verschiebt den Nachrichten, wenn Sie Freunde zu leben, in anderen
Ländern an, und fordert sie
Gehen Sie die Übersetzung und Anpassung der Stunde.



Темнота мире: На 29 февраля 2008 года с 19:55 до 20:00 часов
Предлагается исключить все огни, и, по возможности, все
электроприборы, на нашей планете может 'дышать'.

Если ответ на этот массовый, энергосбережение может быть жестокой.
Только 5 минут, и посмотреть, что происходит.
Да, мы 5 минут в темноте, мы свет свечи, и просто
Будьте изучает его, которым мы дышим, и нашей планеты.
Помните, что профсоюз является прочность и Интернет могут быть очень
властью и может
Даже сделать что-то большое.
Перемещения новости, если у вас есть друзья жить в других странах,
направить их и просит их
Чтобы сделать перевод и корректировку часов.



Darkness wereld: Op 29 februari 2008 van 19:55 tot 20:00 uur
Stelt voor om alle lichten en zo mogelijk alle elektrische apparaten,
om onze planeet kan 'ademen'.

Indien het antwoord is enorm, de energiebesparing kan worden wreder.
Slechts 5 minuten, en zie wat er gebeurt.
Ja, we zijn 5 minuten in het donker, we licht van een kaars en gewoon
Wordt kijken, we inademen en onze planeet.
Vergeet niet dat de unie is kracht en het internet kan zeer macht en kan
Zelfs iets te groot.
Vertrokken het nieuws, als je vrienden te leven in andere landen
sturen naar hen en vraagt hen
Om de vertaling en aanpassing van het uur.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Uma grande verdade






"As MULHERES aspiram à intimidade psicológica como porta de entrada para o sexo, enquanto que os HOMENS aspiram ao comportamento sexual como porta de entrada para a intimidade psicológica"


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mais uma...



One Life, One Soul (Gotthard)

I've been waiting,
all my life
For the sun to make it mine
Callin', callin', whispering
Your name
N'right now
You're on my trail
Falling, falling,
wishing you near
But somehow
You slipped away
Like ice in the sun
Already gone

One life, one soul
Forever i know
Follow me follow me
Wherever i go
One life, one soul
Just waiting to flow
Follow me follow me
Don't let me go

I've been dreaming
for too long
Chasing rainbows, on my own
Screamin', screamin'
You are the wind in my sail
In an ocean so wide
Over good times
Bad times
I'll be your own
guiding light
Holding your hand
Eyes open wide
Always beside


[ Lyrics found at www.mp3lyrics.org/eLY ]

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Mais uma musica para sonhar

ou para fazer as mulheres sonharem :P



[PS: o importante não é o video, o video desta musica ao vivo está com um som horrendo, daí ter preferido este]


"I'm Your Man" (Michael Bublé)

If you want a lover
I'll do anything you ask me to
And if you want another kind of love
I'll wear a mask for you
If you want a partner
Take my hand
Or if you want to strike me down in anger
Here I stand
I'm your man

If you want a boxer
I will step into the ring for you
And if you want a doctor
I'll examine every inch of you
If you want a driver
Climb inside
Or if you want to take me for a ride
You know you can
I'm your man

Ah, the moons too bright
The chains too tight
The beast won't go to sleep
I've been running through these promises to you
That I made and I could not keep
Ah but a man never got a woman back
Not by begging on his knees
Or I'd crawl to you baby
And I'd fall at your feet
And I'd howl at your beauty
Like a dog in heat
And I'd claw at your heart
And I'd tear at your sheet
I'd say please, please
I'm your man

And if you've got to sleep
A moment on the road
I will steer for you
And if you want to work the street alone
I'll disappear for you
If you want a father for your child
Or only want to walk with me a while
Across the sand
I'm your man

If you want a lover
I'll do anything you ask me to
And if you want another kind of love
I'll wear a mask for you

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A técnica...

... ou a Paciência!


O manuseamento do aparelho, a conjugação com objectos dentados de aperto e de deslise, heis o que é necessário.

Junta-se-lhe uma boa dose de tempo e paciência, proporcional a este (tanto em termos de minutos como de temperatura ambiente).

A primeira vez demorou 40 minutos ou mais, a segunda um pouco menos...

Só falta quem aprecie o esforço para além de mim mesma e uns poucos mais proximos

E voilá!

Uma nova Era começa... quiçá!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carnaval

Carnaúba, s. f. (do Tupi karana'iwa). 1. Espécie de palmeira da América do Sul, que produz cera carnaúba à superficie das folhas novas (e também outros produtos), também chamada carnaubeira, coqueiro-carnauba e coqueiro-carandai. 2. A cera que se extrai dessa palmeira.

Carnaubeira, (...)

Carnaval, s. m. (do Ital. carnevale). 1. Época que precede à Quaresma. 2. Três dias de folia que precedem a Quarta-feira de Cinzas. 3. Fig. Orgia: folguedo; folia.

Carnavalesco, adj. m. (do Ital. carnavalesco). 1. Respeitante ao Carnaval. 2. Grotesco; burlesco; ridículo.

Carnaz, (...)